domingo, 1 de março de 2009

Comentário à obra " Amor de Perdição ":

De entre várias escolhas possíveis e imaginárias de livros, não só de Camilo, como de todos os outros escritores, escolhi primariamente ler um do célebre escritor Camilo Castelo Branco, porque sempre ouvi falar muito deste magnifico escritor e sempre tive interesse em conhecer uma das suas tão famosas obras.
De entre as diferenciadas escolhas que poderia ter optado escolhi o Amor de Perdição, também porque já tinha ouvido falar muito do livro, e este já me teria sido aconselhado por várias pessoas. Isso fez com que o meu interesse para ler este livro desperta-se, até porque o título é muito apelativo e leva qualquer leitor a ter curiosidade de o ler.
Sinceramente quando comecei a ler o primeiro capítulo desanimei um bocado porque esperava algo totalmente diferente e mais interessante. Penso que isto aconteceu devido ao facto de no primeiro capitulo falar um pouco sobre as personagens em si e não muito do contexto da história. Mas á medida que fui lendo fui gostando cada vez e a certa altura não conseguia para de ler. Talvez por isso o tenha lido rápido, quando comecei a ganhar gosto pelo livro não consegui deixar de o ler.
A história leva os leitores para uma época diferente, em que tudo era julgado: uma pessoa não podia amar outra se a sua família não o permitisse. E se por acaso tentava, de alguma maneira, ir contra as regras era julgado e criticado toda a sua vida pela sociedade. Era uma época muito injusta e muito difícil.
Os protagonistas da história Simão Botelho e Teresa de Albuquerque foram vítimas da época em que viveram, das famílias em que nasceram mas principalmente do amor que sentiam um pelo outro que fez com que estes se revoltassem contra as suas famílias, e de certa maneira, se revoltassem também com a vida.
As cartas de amor, e muitas vezes de desespero e tristeza, trocadas por Simão e Teresa levam qualquer leitor a perceber que apesar de tudo eles estavam dispostos a fazer o que pudessem para viver o grande amor que tinham um pelo outro e fazem também com que se perceba a dimensão desse amor.
Com o desenrolar do livro fui-me apercebendo que a vida não estava a ser justa para aqueles dois, e o livro em si é triste porque leva as pessoas a reflectirem um pouco sobre a vida não só sobre a dos outros como Simão e Teresa, mas como das suas próprias vidas.
Com o livro fui percebendo que o amor pode levar a tudo até ás ultimas consequências, e os protagonistas do livro estavam dispostos a tudo para puderem viver o amor que tinham. Quanto mais os outros os tentavam impedir de viver este amor mais eles arranjavam planos para o poderem viver e mais este amor se tornava forte e a vontade de o viverem crescia cada vez mais.
Gostei muito de ler o livro porque com ele percebi tudo o que o amor pode provocar quando é vivido da maneira que Teresa e Simão o viveram e na época em que o viveram que foi um dos condicionantes para que os protagonistas não tivessem o melhor dos finais… o final que mereciam. Contrariamente sem este dito final o livro teria muito menos impacto nos leitores como o que teve.
O próprio escritor Camilo Castelo Branco teve um final trágico tal como o final do seu livro Amor de Perdição, num acto de desespero Camilo pôs fim à sua vida, isto porque, para ele era impossível viver após ter descoberto que não voltaria mais a ver.
Para Mariana também era impossível viver sem Simão, e foi num acto de desespero que ela própria também pôs fim à sua vida. Era impossível a Teresa viver sem Simão e a Simão viver sem Teresa. Tal como Camilo tinha amor à sua visão, também os protagonistas tinham amor, mas um ao outro.
Tudo o que lemos nas histórias escritas por Camilo a agitação, a instabilidade, os raptos, o conflito entre a paixão e a razão entre outras coisas foi também vivido por Camilo, naquela época, ele baseava-se em si próprio e no mundo em que vivia para escrever as suas obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário