domingo, 1 de março de 2009

Comentário à Obra: " A Queda de um Anjo "

Da autoria do célebre escritor Camilo Castelo Branco, a Queda de um anjo é um livro que nos leva a pensar um pouco nas diferenças da cidade e da província e quais as consequências que isso pode causar nas pessoas.
Calisto foi uma das “vítimas” da mudança da província para a cidade, sendo que na província era, mesmo estando afastado da cidade, um homem culto, perfeito, uma espécie de anjo, que muda totalmente após a sua eleição a deputado, o que o levou a dirigir-se a Lisboa. A mudança de Calisto não se reverte só na maneira de pensar e agir mas também no modo de como se veste e na sua linguagem que foram totalmente alterados com a sua mudança para cidade, sendo que Calisto tornou-se numa pessoa diferente com estas modificações, deixando assim de ser um anjo.
Gostei muito de ler este livro pois com ele percebemos que ninguém é perfeito, e Calisto não o era e foi muito emocionante ver todas as suas modificações quando se mudou para a grande cidade, e com elas percebemos o quanto as pessoas mudam só por mudarem de cidade.
Tudo em Calisto mudou e o facto das traições de que a sua mulher foi vitima deu para perceber que o aspecto que mais se modificou foi a maneira de pensar dele e visto que isso foi uma das consequências da sua mudança é importante percebemos quais os objectivos que este livro tem e o que pretende criticar.
Para mim o que realmente mais foi interessante na historia foi o facto de Calisto não ter querido enfrentar a suas mulher e lhe contar que a tinha traído e quais os motivos da traição, pois isso só demonstrou o carácter de Calisto, aquele que ele perdeu aquando da viagem para Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário