segunda-feira, 1 de junho de 2009

Personagem mais marcante:

Sem dúvida que a personagem que ao longo da história mais me marcou por todos os seus actos e por todas as decisões foi Etna Bliss. Esta mulher que sempre desejou liberdade, e só desejava isso para poder ser minimamente feliz, já que não poderia ter o amor da sua vida a seu lado, marcou me imenso pela sua coragem e força. Sabendo que nunca iria amar Nicholas tanto como amava a sua liberdade e, como mais tarde vim a descobrir, como amava Samuel, Etna recusou inicialmente o pedido de casamento de Nicholas. O seu único erro foi, mais tarde aceitar o seu pedido, tendo a certeza que teria a sua liberdade mesmo casada com Nicholas pois este tinha assim prometido e era esta uma das condições para o casamento.

Etna nunca havia prometido amar Nicholas, pois ela tinha a certeza que nunca o amaria tanto como ele a amava e deixou isso bem claro logo no inicio. Apesar de tudo, Etna foi uma mulher de grande coragem ao ter-se casado com Nicholas, um homem que mal conhecia e que sabia que nunca iria amar, e é essa coragem de Etna ao longo da história que me fascinou imenso por esta personagem.

Mesmo a história sendo contada do ponto de vista de Nicholas podemos perceber a graciosidade e a simplicidade desta mulher que sempre foi sincera com ele. O facto de Etna ter comprado a cabana e ter ido para lá simplesmente costurar, cozinhar ou até mesmo ler, coisas que poderia ter feito em sua casa, demonstra o quanto Etna desejava ter um local só dela, um local onde se sentisse livre, e é muito interessante podermos perceber isto pois cada pessoa tem um local onde se sente bem, mas Etna precisava de sair de casa para encontrar esse local.

Outro dos aspectos que me fez ficar encantada com o carácter desta personagem foi o facto de, quando ela soube que a filha tinha sido abusada por Philip Asher, ter de imediato aceitado o pedido da filha de querer voltar a ter uma família feliz, e mesmo zangada com Nicholas e incapaz de lhe perdoar todas as acusações que ele tinha feito, ela estava disposta a sacrificar-se e a viver o resto da sua vida, ao lado de um homem que agora desprezava, pelo amor aos filhos e pelo bem deles. Aqui mais uma vez foi demonstrado a excelente pessoa que Etna era, e aqui pude compreender mais uma vez que ela estava disposta a sacrificar a sua liberdade, que era o que mais desejava, pelos filhos.

O último aspecto que me fez ficar totalmente fascinada com a coragem de Etna foi o facto de, quando Etna soube que tudo era uma mentira e que tudo tinha sido um plano de Nicholas para afastar o seu rival Asher, ela ter tido coragem para abandonar tudo, filhos e casa, para ir em busca da sua felicidade e do amor de Samuel. Deve ser muito difícil para um a mãe que se tinha sacrificado tantos pelos filhos, abandoná-los, mas Etna teve coragem de o fazer, para finalmente pensar um pouco nela e atingir a sua merecida felicidade.

Etna foi uma personagem marcante neste livro, não por ser objecto da obsessão de Nicholas, mas sim pela sua marcante personalidade demonstrada ao longo da história.   

Sem comentários:

Enviar um comentário