segunda-feira, 1 de junho de 2009


Resumo da Obra:

O livro “Tudo o que ele quis” de Anita Shreve retrata a história de Nicholas Van Tassel, um homem de sessenta e quatro anos, que viaja num comboio, a caminho do funeral da sua irmã, e decide escrever a sua história de vida. Nicholas Van Tassel, é um professor que, desejava astutamente ocupar o cargo de director da escola em que leccionava, e após conhecer Etna Bliss num incêndio, que ocorreu num hotel onde ambos se encontravam, apaixonou-se de imediato por ela, começando ai a sua obsessão por esta misteriosa mulher. 

Após algum tempo em que Nicholas se aproximou de Etna, levando-a por exemplo a passear, e a jantares com o núcleo de professores amigos dele, sempre disposto a conquista-la, decidiu que estava na altura de deixar de esconder os seus sentimentos e pediu Etna em casamento. Esta aceitando um convite da irmã para se tornar preceptora dos seus filhos, viajou para Exeter, sem ter dado assim uma resposta ao pedido de casamento de Nicholas Van Tassel, ou melhor adiando assim a resposta.

Este sem desistir, e decido a casar-se com a mulher por quem se apaixonou inesperadamente, viajou para Exeter, para obter uma resposta da parte da sua amada. Aí ouviu o que menos desejava: Etna disse que não o amava, e que o seu maior desejo era ser livre, por isso a sua resposta era negativa. Visto isto, Nicholas promete-lhe que se ela se casar com ele terá toda a liberdade que quiser, e em vez de estar o resto da sua vida a tomar conta dos filhos da irmã, poderá ter os seus próprios filhos e terá assim uma família feliz, fará Nicholas feliz. Visto isto, Etna, talvez com um pouco de piedade de Van Tassel, aceita o seu pedido de casamento, disposta a fazer o futuro marido cumprir a sua promessa de, mesmo que limitada, liberdade. Etna faz também Van Tassel prometer que nunca falará de amor com ela, pois ela tem a certeza que nunca poderá amar o seu futuro marido, mas Nicholas, iludido, acredita que o amor dele chegará para os dois. 

Passado algum tempo de preparativos atarefados para o casamento e da escolha de uma casa, bem como do sítio onde iria passar a lua-de-mel com Etna, o dia do grande casamento chegou, e Nicholas nunca tinha visto Etna tão desanimada.

Na noite de núpcias Van Tassel percebe que, a agora sua esposa, tinha tido outro amante antes dele, e um pouco com medo da reacção dela, decide não confrontá-la, ficando assim em silêncio durante muitos anos.

Nicholas, á medida que a viajem de comboio decorria, avançou na história, e começou a contá-la agora tendo já quarenta anos, e já haviam passados catorze anos do seu casamento com Etna.

Deste casamento haviam resultado dois filhos, Clara a mais velha com treze anos, e Nicomedus, tratado carinhosamente pelos pais por Nicky, de sete anos. Tal como havia prometido, Nicholas deixou a sua mulher sair de casa e ter a sua própria liberdade limitada, sendo que ela se tornou uma excelente dona de casa, tal como Nicholas havia esperado, e Etna decidiu associar-se a uma espécie de instituição de caridade, indo dar uma ajuda sempre que podia a pobres mulheres. Nicholas não contrariava a ida da sua mulher à instituição até porque a instituição só era frequentada por mulheres e ele sabia que fazia bem á sua mulher ir lá.

Nicholas tinha tudo o que sempre quis. Casou-se com a única mulher que alguma vez amou, constituiu uma família feliz com ela, e estava quase a possuir o cargo de director que havia ambicionado toda a sua carreira. Mas a chegada de um homem, Philip Asher vem mudar tudo. Este homem que só vinha para dar umas simples palestras á escola acaba por ser convidado para ser candidato ao cargo de director, o cargo que á partida era merecidamente para Van Tassel. Ambicioso, Nicholas decide aproximar-se do homem de modo a poder saber algo sobre ele que impedisse a conquista do cargo, e assim decide convidá-lo a ir a sua casa e o seu espanto é enorme ao ver que Etna conhecia Asher. Assim Nicholas toma ainda mais consciência que Asher tem de sair imediatamente da cidade. Um dia Nicholas é chamado a casa de um dos representantes da escola e este diz-lhe que descobriu que á uns anos havia ocorrido um problema de plágio com umas publicações que Van Tassel tinha feito, e assim ou este retirava a sua candidatura a director, ou era despedido da escola. Desesperado, Nicholas decide ir ter com a sua mulher de modo a obter ajuda da parte dela para toma uma decisão, visto que ela era sempre tão sensata na tomada de decisões difíceis. Nicholas vai ter com Etna á instituição mas apanha-a a sair de lá e, pensando ele, a dirigir-se para casa. Visto isto ele decide ir atrás da sua mulher para casa, mas o seu espanto é enorme ao ver que Etna não se tinha dirigido para casa, pelo menos não para a casa deles. Ele decide espreitar á espécie de cabana, onde a sua mulher se encontrava, e visualizou-a a costurar e a cozinhar com uma calma imensa, e após uma hora ela saiu de lá fechando a porta e dirigindo-se a casa. Van Tassel perguntou a si mesmo se aquilo era um local para onde Etna levava o seu amante, pois esta havia admitido várias vezes que não o amava. Mas e se ela amasse outro homem? E se esse homem fosse Philip Asher?

Numa tentativa de responder a estas perguntas Van Tassel segue a sua mulher para a cabana e confronta-a, com a existência desta. Etna diz ao marido que aquilo era um local só dela, que necessitava daquilo para a sua liberdade, que nunca queria ter ofendido o seu marido mas que precisava de um espaço só dela. Nicholas não queria acreditar no que a sua mulher lhe dizia, e acusando-a de traição e não medindo as consequências das suas palavras pediu o divórcio a Etna. Mesmo não sendo isso que ele queria, pois era claro que ele não poderia viver sem Etna. Depois disto a sua mulher decide sair de casa e vai morar para casa da sua irmã em Exeter e mais tarde vai morar para a cabana com a sua filha, porque nessa altura já Van Tassel tinha retirado o pequeno Nicky a Etna, alegando a traição da sua mulher. O processo de divórcio ia a um rumo acelerado apesar de Nicholas saber que não era isso que queria. A sua vida estava a desmoronar-se ele estava sem o cargo que tanto desejava sem a mulher que sempre amou e sem a sua filha. Van Tassel acaba por descobrir umas cartas trocadas pela sua esposa e por Asher e descobre que a sua mulher tinha tido um caso com o irmão de Philip, o Samuel Asher, e tinha sido esse o homem que Etna tinha tido antes de Nicholas, tinha sido esse o grande amor da vida de Etna que não a permitia amar Nicholas. Ele decide que tem de ter a sua vida de volta, a sua mulher, a sua filha, o seu cargo, e toda a felicidade que possuía. Assim decide armar um plano convencendo a sua filha Clara a ajudá-lo, pois esta também queria a família de volta. E o plano resulta, Van Tassel fica com o cargo de director, e Etna e a sua filha voltam para casa, sendo que Asher se vai embora para Londres. Mas mais tarde, Clara, num acto inocente acaba por confessar que foi tudo um plano armado por ela e por Nicholas e visto isto, Etna decide sair de casa e nunca mais voltar abandonando assim a sua família e os seus filhos para ir viver com Samuel Asher, irmão de Philip, o homem que desde sempre tinha com ele o coração de Etna, que nunca havia pertencido a Nicholas. Clara, convencida que o pai era o culpado pela fuga da sua mãe, decide ir morar com a sua tia, irmã de Van Tassel, e assim este ficou só com o seu filho, pois Nicky recusava-se a perder o pai também.

Poucos dias antes da viajem para o funeral da sua irmã, Nicholas descobriu que Etna tinha morrido de doença. Este tinha esperança de reencontrar a sua filha Clara, que nunca o havia perdoado pela fuga da mãe e que já não via á mais de vinte anos, no funeral da sua irmã.

A viajem de comboio acaba e a triste história de vida de Van Tassel também. Este homem, que vivia obcecado com Etna, acabou por nunca consegui tê-la totalmente, mesmo após o casamento, pois o amor que Nicholas sentia por Etna, ela sentia por Samuel. Nicholas acabou por ficar sem nada a não ser o cargo de director que sempre desejou. Ele acabou por perder tudo o que ele sempre quis.     

Sem comentários:

Enviar um comentário