domingo, 1 de março de 2009

Resumo da obra: " A Queda de um Anjo "

Este livro fala-nos sobre Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda, um morgado da Agra de Freimas. Calisto é casado com Teodora de Figueiroa, e vive com a sua esposa em Caçarelhos. Calisto era uma espécie de anjo, vivia uma vida perfeita ao lado da sua esposa amando a leitura que fez com que ele ganha-se uma sabedoria moralista e conservadora.
Ao ser eleito deputado Calisto, austero e conservador, embarca para Lisboa onde se deixa corromper pelo luxo e prazer de que a capital é característica não resistindo aos encantos das belas mulheres que não o deixam isento. Este é o primeiro passo para a queda do anjo, o considerado homem perfeito.
Ao ir para Lisboa, Calisto torna-se amante de Efigénia Ponce de Leão , sendo que esta relação não é aceite pela sociedade e Calisto tenta a todo o custo esconder, acabando por ter dois filhos com a amante.
Visto que Calisto nunca respondeu às suas cartas Teodora acaba por ir a Lisboa, numa tentativa falhada de encontrar o marido, acabando por se relacionar com o seu primo, seguindo também as passadas da traição, impostas inicialmente por Calisto.

Sem comentários:

Enviar um comentário